Quem busca por franquias de sucesso não pode deixar de conferir as principais premiações do mercado. O Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro é uma dessas premiações, que reconhece anualmente marcas que se destacam em um tema específico e formam o time das melhores franquias do Brasil no quesito estudado.

Promovido pelo Grupo Bittencourt, o Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro chegou à sexta edição em 2019 e teve como tema “Cultura Organizacional e Liderança nas Redes de Franquias”. As franquias premiadas foram reveladas durante o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, evento que aconteceu no início de outubro, em São Paulo.

Para chegar à lista de franquias premiadas, o estudo levou em conta questionários respondidos por 300 franqueadoras de grande, médio e pequeno porte de todo o país. Neste grupo estão incluídas redes dos segmentos de Alimentação, Moda, Saúde, beleza e bem estar, Serviços educacionais, Casa e construção, Serviços e outros negócios, Limpeza e conservação, Serviços automotivos, Comunicação, Informática e eletrônicos, Entretenimento e lazer, Hoteleira e turismo.

Com foco em cultura organizacional, estudo se baseou em uma pesquisa publicada na Harvard Business Review em 2018 e em literaturas sobre o tema.

“A cultura de uma empresa é uma norma seguida por todos, mas que não está escrita em nenhum lugar. Ela apenas existe. É o que determina o que é encorajado, desencorajado, aceito ou rejeitado pelo grupo. São os valores, padrões e as crenças que moldam o comportamento das pessoas da companhia. Ela é modelada pela experiência acumulada por seus elos ao longo dos anos, a forma de conduzir as decisões e até mesmo a forma com que as pessoas se relacionam”, explica Lyana Bittencourt, sócia-diretora do Grupo Bittencourt, em nota divulgada à imprensa.

O objetivo do estudo foi trabalhar a cultura organizacional considerando três aspectos: ambiente, relacionamento e liderança. Apurou-se que 61% das empresas participantes já implantaram mudanças em sua cultura organizacional. Destas, 50% fizeram alterações em razão de mudanças no ambiente – como no cenário econômico e/ou político -, enquanto 11% possuem uma organização completamente diferente.

As 25 franquias destacadas pelo prêmio são as que melhor representam o tema do estudo, e que podem servir de inspiração em perfis de liderança e cultura organizacional.

Em edições anteriores, o Top 25 do Franchising Brasileiro já reconheceu as melhores franquias do Brasil de acordo com temas como engajamento, contribuição para o franchising, inovação, cultura de crescimento exponencial. No site do Fórum é possível conferir a lista completa de franquias vencedoras e o tema de cada edição da premiação.

Leia a matéria na íntegra em: Guia Franquias de Sucesso

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *